Lincoln Sena é bacharel em flauta transversal pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo sido orientado por Eduardo Monteiro e Afonso Oliveira, e formado na Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo sob a orientação de Cláudia Nascimento e Fabíola Alves.

Participou de diversos festivais nacionais e internacionais entre eles o Internationale Sommerakademie Mozarteum Salzburg, Conciertos del Este, Festival de Inverno de Campos do Jordão e Festival Internacional de Flautistas da ABRAF. Também teve a oportunidade de participar de cursos e masterclasses com renomados flautistas, incluindo Emmanuel Pahud, Silvia Careddu, Wally Hase, Jessica Dalsant, Eyal Ein-Habar, Deja Gavric, Sibel Pensel, Michel Bellavance, Peter Verhoyen, Ransom Wilson e Odette Ernest Dias.

Entre suas conquistas, destacam-se os prêmios de 1º lugar no Concurso Nacional para Jovens Flautistas “João Dias Carrasqueira”, no Concurso Jovens Solistas SINOS/FIMUCA e no Concurso Jovens Solistas da UFRJ nos anos de 2016 e 2018. Em 2019, conquistou o 2º lugar no Concurso Internacional de Jovens Solistas da Filarmônica de Montevidéu.

Trabalhou com renomados maestros e solistas internacionais, como Giancarlo Guerrero, Thierry Fischer, Alexander Liebreich, Marin Alsop, Isaac Karabtchevsky, Robert Trevino, Arvo Volmer, Nelson Freire e Arnaldo Cohen.

De 2016 a 2018, foi flautista na Academia Jovem Concertante, sob a direção de Simone Leitão e Daniel Guedes, e integrou a Orquestra Cesgranrio entre 2015 e 2017. Colaborou com a Orquestra de Sopros ProArte-RJ de 2013 a 2016, participando de gravações e shows com destacados nomes da música popular brasileira, como Gilberto Gil, Carlos Malta, Milton Nascimento, Yamandu Costa e João Bosco.

Entre 2021 e 2023, foi flautista na Orquestra Filarmônica de Goiás, participando de gravações para o selo Naxos sob a regência de Neil Thomson. Atualmente, ocupa o cargo de primeira flauta na Orquestra Sinfônica da Bahia e é mestrando em performance musical na Universidade de São Paulo, sob a orientação da professora Cássia Carrascoza.